Newsletter







Indique este site

Seu nome (*)
Seu e-mail (*)
E-mail do destinatário (*)
Mensagem
DIVERSIDADE: LIDANDO COM DIFERENÇAS PDF
Conviver com pessoas faz parte do cotidiano de todos nós. Seja em casa, no trabalho, em reuniões sociais ... , o relacionamento é necessário para compartilharmos o que vivemos. Quando falamos em pessoas, é importante lembrar de um fator existente entre elas: a diferença.
Também conhecida como diversidade, esse fator influencia todas as nossas tomadas de decisão. O mundo está cada vez mais dinâmico e exigente. Aprender a lidar com a diversidade não está em nenhum currículo de cursos acadêmicos, mas sim no dia a dia, na aprendizagem que fizermos com os erros e acertos. Profissionais flexíveis e com habilidades de administrar diferentes situações com diferentes pessoas possuem vantagem em relação aos demais. Sua linha de vida profissional tende a se estender ainda mais, principalmente num mercado de trabalho que muda rapidamente.

Quando temos a responsabilidade de gerenciar pessoas, possuímos uma responsabilidade que ultrapassa os limites das habilidades técnicas. Instruir, orientar, zelar, delegar e compartilhar são atitudes que fazem parte do dia a dia de um gerente, supervisor, coordenador...enfim, de um líder. Encontrar diferentes aspectos pessoais em uma equipe é comum. Porém, conseguir identificar e usar essas diferenças em prol de objetivos (metas) estabelecidos é algo que exige dos líderes o desenvolvimento da capacidade de relacionamento.

Trabalhar com a própria ansiedade, controle emocional e gerenciamento do tempo também são questões importantes para quem deseja, um dia, se tornar um. Estudos mostram que as equipes são reflexo do seu líder.

Mas será que sabemos lidar com as nossas diferenças? Se nos deparamos com um comportamento de outra pessoa que nos incomoda, atenção: podemos estar diante de aspectos que possuímos. Antes de criticarmos as diferenças dos outros, devemos primeiro saber trabalhar com as nossas. Pode parecer simples, mas visualizar e aceitar as próprias limitações é algo que exige esforço e coragem.

Quando iniciar o convívio com essa tal de diversidade (ou até mesmo aprimorá-la), comece pelo espelho; ele poderá estar mostrando a maior barreira a ser superada.

 

Marcos Eboli

Diretor da Eboli Liderança Empresarial - www.liderancaempresarial.com.br 
 

Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email

TEL:. 55 21 2569 7977